Se você é antenado nos acontecimentos atuais e desastres naturais, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os desabamentos. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que muitas pessoas não conhecem os programas voltados às vítimas de desabamentos e diversos outros desastres naturais. Veja nesse artigo sobre esses desastres e como você pode contribuir para as vítimas desses acontecimentos.
Desastres comuns
Os desabamentos acontecem, em sua maioria, nas áreas rurais, quando barrancos de lama ou barro estão prestes a se tornarem uma avalanche, levando tudo o que tem pela frente. Esse acontecimento pode atingir as rurais que possuem casas, podendo causar diversos prejuízos a quem mora na área e até causar feridos e, possivelmente, mortes, como já aconteceu.
Ana Lúcia Lopes Paneguini acredita que essas pessoas moram lá, muitas vezes, até sem autorização governamental. Quando pessoas não têm para onde ir ou um lugar para ficar, costumam achar um lugar que os acomode, customizando o lugar de forma errônea, sem firmamento, o que pode levar ao desabamento da casa, caso construída em um lugar sem uma base feita corretamente ou até com um solo impróprio para construções.
Por esses e outros motivos, muitas pessoas são retiradas de suas casas e levadas para outros lugares, antes que aconteça algum fenômeno natural, como desabamentos ou até rompimentos de barragens, evitando qualquer tipo de problema ou até feridos. Por isso, é importante saber que essas pessoas eram vulneráveis a suas realidades, ou seja, não tinham como arcar com os custos de uma casa de qualidade.
Vítimas
Wemerson Paneguini acredita que a maioria das vítimas desses acontecimentos sempre são levadas para abrigos e têm a oportunidade de recomeçar. Porém, não são todos que têm essa opção. Muitas pessoas acabam ficando presas aos barrancos, sendo sufocadas e não conseguem nem pedir por ajuda e, infelizmente, perdendo suas vidas e a oportunidade de recomeçar com uma casa nova.
Aqui no Brasil, já aconteceram diversos fenômenos responsáveis pela morte e vulnerabilidade residencial de muitas pessoas. Com isso, hoje, existem diversas áreas em alerta e com habitação mais distante, para evitar que esses moradores sejam atingidos por uma possível avalanche de barro ou que qualquer tipo de alagamento traga prejuízo para eles.
Contribuindo com ações beneficentes
Por isso, depois de todos os tipos de fenômenos atingirem diversas pessoas em nosso país, muitas organizações foram instauradas para ajudar as vítimas que foram salvas de perderem suas vidas. Segundo Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, muitas dessas ONGs precisam de ajuda financeira para manter essas pessoas e auxiliar no processo de ressocialização e muitos outros tipos de cuidados necessários.
Não hesite e faça como Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, que decidiram auxiliar nesse processo, ajudando financeiramente essas instituições de ajuda às vítimas de desastres naturais, para que eles possam ser mantidos com medicações, alimentação, roupa, cobertores e documentação de qualidade, para recomeçarem suas vidas de onde pararam.