Você sabia que as atividades físicas são essenciais para as gestantes? Isso mesmo! O expert em cirurgia ginecológica Orcione Ferreira Guimarães Júnior entende que essas práticas podem trazer grandes benefícios ao longo desse período. Nesse sentido, um dos exercícios que merecem atenção e que pode ser realizado durante este tempo é o yoga. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este artigo!
Os exercícios devem estar presentes na rotina de uma mulher que deseja ter uma gravidez saudável. Além de contribuir para o desenvolvimento do feto, as atividades físicas podem auxiliar no alívio das dores e facilitar o momento do parto normal. Nesse contexto, uma das opções que podem ser escolhidas por este público é o yoga, que é capaz de trabalhar tanto com o corpo quanto com a mente da gestante.
Sobre o yoga
Caso não conheça, saiba que o yoga é um tipo de exercício que busca trabalhar com a parte física e mental de uma pessoa. Através dos movimentos e técnicas de respiração é possível contribuir para o corpo e auxiliar no bem-estar dos praticantes. Para Orcione Guimarães Júnior, essa atividade pode favorecer no equilíbrio da mente, aliviando o estresse e a ansiedade. Por isso, essa é uma opção escolhida por muitos indivíduos que desejam alcançar esse objetivo.
Yoga para gestantes
Dessa forma, saiba que é possível que as gestantes pratiquem o yoga durante este período. Isso porque, além de exercitar a parte física — através dos movimentos e alongamentos —, é possível também alcançar o equilíbrio mental — algo que pode ser de grande ajuda nesta fase. Entretanto, antes de começar a praticar é fundamental consultar um médico, entendendo se essa ação pode trazer riscos para a gravidez. Por isso, não deixe de visitar um especialista.
Benefícios do yoga na gravidez
Se você está se perguntando sobre os benefícios do yoga na gravidez saiba que um deles é o alívio nas dores musculares — que afetam as mulheres principalmente quando a barriga está maior. O expert em endometriose Orcione Ferreira Guimarães Júnior entende que é importante praticar exercícios que tragam essa possibilidade. Assim, é possível ter dias mais tranquilos e saudáveis. Além desta vantagem, confira outras a seguir.
Prepara o assoalho pélvico
Outro grande benefício que o yoga pode proporcionar é a preparação do assoalho pélvico — músculos que ficam entre as pernas. Fazer exercícios que trazem essa possibilidade é fundamental, uma vez que eles irão controlar a vagina para o parto normal. Assim, é importante contar com ajuda de especialistas para orientar quais movimentos são ideais para este propósito. Atualmente, existem diversos espaços que trabalham com essas atividades.
Equilíbrio mental
Por fim, outro benefício do yoga é o equilíbrio mental — causado principalmente pelos exercícios de respiração. Através disso, é possível amenizar os sintomas de estresse e ansiedade, os quais podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Dessa forma, se você se interessa por este tipo de assunto, não deixe de visitar o Instagram: @drorcionejunior ou site: www.clinicadrorcione.com, além de contatar o Dr. Orcione Guimarães Júnior pelo Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1.