Noticias

Letícia Sabatella compartilha fake news sobre guerra e se desculpa

A atriz Letícia Sabatella usou uma rede social para se desculpar após compartilhar uma fake news sobre a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas no último domingo (5/11). Ela chegou a tentar justificar a publicação na segunda-feira (6/11), mas resolveu reconhecer que errou e disse que torce pela paz.

“Eu, Letícia Sabatella, venho a público para pedir desculpas pela postagem feita sobre a guerra entre Hamas e Israel. Errei gravemente ao citar dados que não condizem com a realidade em relação ao atentado terrorista praticado pelo Hamas em 7 de outubro. Fui enganada por uma informação falsa, por uma fake news, e assumo o erro de ter compartilhado e reproduzido”, admitiu a atriz.

Ela pontuou que tenta sempre usar o espaço que possui como uma pessoa pública para incentivar a “construção de uma sociedade mais justa”. Além disso, pontuou que se solidariza com povos que sofrem com a guerra e que busca não fazer julgamentos sobre ninguém.

Leticia falou ainda que tem cuidado e tenta sempre verificar as informações antes de compartilhá-las, mas que, desta vez, não funcionou. “O sistema de desinformação nos engole a todos, e me atingiu nesse caso específico — estou profundamente consternada por ter divulgado uma informação que se provou falsa, mesmo tendo toda a roupagem de uma notícia fidedigna”, lamentou.

A artista aproveitou a nota também para dizer que tem um “compromisso com a paz, com a humanidade, com o respeito aos direitos humanos e com as mulheres, os homens, as crianças e os idosos, de todas as nações, que sofrem com a guerra”.

O que Letícia Sabatella compartilhou?
No domingo, a atriz colocou nos stories um texto com a frase “A maior parte dos civis israelenses mortos no ataque terrorista do Hamas em 7/10/23 foi abatida por soldados israelenses” e o link da matéria completa. A mensagem é uma referência ao dia em que o Hamas atacou Israel durante um festival de música e deixou mais de mil mortos.

A postagem logo foi criticada e recebeu uma resposta da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que divulgou uma nota de repúdio e afirmou que notificou a Meta sobre o story que continha mentiras. “Mensagens como essa de Sabatella são mentiras hediondas, dolorosas e ofensivas, verdadeiros obstáculos para a paz que todos almejamos”, diz um trecho do texto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo