Tecnologia

ChatGPT só é capaz de contar 25 piadas e não consegue criar novas, aponta pesquisa

Uma pesquisa apontou que o ChatGPT, chatbot baseado em inteligência artificial generativa, não é engraçado e suas piadas não são originais. Os pesquisadores alemães que conduziram o estudo questionaram se o ChatGPT era capaz de criar humor baseado em contexto ou se apenas copiava piadas encontradas online sem entendê-las.

O estudo aponta que mais de 90% das 1.008 piadas geradas pelo chatbot eram as mesmas 25 piadas, com algumas variações. Embora o ChatGPT tenha a capacidade de explicar seu humor, ainda não consegue criar conteúdo original e engraçado de forma confiante, segundo os pesquisadores.

Embora o ChatGPT tenha mostrado um rápido progresso em outras áreas, como compreensão contextual e raciocínio, ele ainda não conseguiu alcançar o mesmo sucesso no campo da comédia. Especialistas alertam sobre os perigos do ChatGPT para o mercado de trabalho e até para a humanidade, mas quando se trata de contar piadas ou fornecer anedotas engraçadas, o chatbot ainda está longe de ser eficaz.

Os pesquisadores observaram que, assim como os seres humanos, que costumam contar piadas já ouvidas e memorizadas, o desafio para os modelos de linguagem é a criação de conteúdo original e engraçado. Embora o ChatGPT mostre potencial para progresso futuro na estruturação de piadas, ainda há um longo caminho a percorrer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo